Fonte: Joaz Lopes / Rafael Maciúra

Os Navegadores de internet, ou também conhecidos como Browsers são ferramentas e tecnologias fundamentais para a propagação e visualização de conteúdos e compartilhamento de informação através do ambiente web. Desde a criação do termo chamado WorldWideWeb, em 1990, por Tim Berners-Lee, o navegador sido fundamental para o processo. Lembramos que o primeiro navegador disponível às pessoas foi o NCSA Mosaic, e em seguida a Netscape lançou seu Navigator em 1994 que foi um sucesso de download e rentabilidade para corporação. Foi onde entrou a Microsoft com sua hegemonia em sistemas operacionais no mundo e lançou o IE (internet explorer) gratuitamente e disponível dentro do seu sistema operacional Windows. Assim levou a Netscape à crise e ainda hoje é o brower mais usado em todo mundo. Surgiram vários outros navegadores, mas foi através da Fundação Mozilla que surgiu algo de novo e concorrente direto do IE. O Firefox veio com a idéia de código aberto e com adaptação para os padrões web demandados pela W3C . A partir dessa iniciativa e como colaborador e incentivador deste projeto, o Google usou desta estratégia para agregar serviços ao seu domínio de mercado junto ao sistema de busca, apresentando seu navegador de internet baseado na fundação Mozilla.
Lançamento

Dia 2 de setembro de 2008, esta foi a data oficial do seu lançamento. Aguardado por muitos, a notícia de que a Google iria colocar no mercado o seu próprio navegador começou a “pipocar” pela Web um dia antes de seu lançamento, como citou o blog underGoogle, um dos mais respeitados do Brasil no assunto. Aí não teve jeito, o pessoal do Google resolveu postar no Blog Oficial sobre o lançamento do navegador.

Segundo Felix Ximenes, Diretor de Comunicação do Google Brasil, o lançamento foi adiado devido ao grande “Boom” que a divulgação de uma HQ, que contava a história do navegador, causou na blogosfera. Segundo ele, cedo demais.

O Chrome foi lançado simultaneamente em 100 países em sua versão Beta.

Empresa Criadora

Com intenção de concorrer com os renomados navegadores de internet existentes no mercado, como: IE (Internet Explorer), Mozila FireFox, Opera, entre outros, o google criou o navegador próprio chamado de CHROME. Além da concorrência, o navegador do google agrega mais um dos diversos serviços do google, que tem como missão facilitar a vida das pessoas de todo o mundo.
Segundo o Google,

“O Google Chrome é um navegador que combina tecnologias sofisticadas com um design simples para tornar a web mais rápida, mais segura e mais prática. Com ele, comece a digitar na barra de endereços e obtenha sugestões de pesquisa e de páginas da web. Use aplicativos da web sem abrir o navegador. Você pode arrastar guias para fora do navegador para criar novas janelas, agrupar várias guias em uma janela ou organizar suas guias como quiser, com rapidez e facilidade. Cada guia que você usa é executada de maneira independente no navegador. Desse modo, se um aplicativo falhar, nada mais falhará com o Chrome.”

Baseado no projeto da Fundação Mozila, o Google Chrome aproveitou o código aberto de desenvolvimento opensource para aprimorar mais uma ferramenta para o ambiente WEB, é claro com foco no seu ramo de negócio que é sistema de banco de dados e robots de buscadores.

Saiba mais do por que o Google desenvolveu um navegador
 
Ainda segundo o blog ofocial do google , a idéia de lançar o software em operação BETA é justamente aplicável à sua filosofia interna de corporação – facilitar aos utilizadores e impulsionar a inovação tecnológina na web.

Adicionamos um link para o livro em quadrinhos explicando o Google Chrome.

http://www.google.com/chrome/intl/pt-BR/features.html?hl=pt-BR

 

Aceitação de mercado

Para começar a falar sobre a aceitação do Chrome no mercado, achei interessante colocar um caso curioso proposto pela Microsoft, logo após o lançamento do navegador da Google. Ao acessar a conta do Hotmail, o usuário era orientado a atualizar o seu Browser para um dos browser da lista, no caso Internet Explorer, Firefox ou Safari, para que possa obter 100% do Windows Live Hotmail. (ver imagem abaixo)

 Já pelos usuários finais a aceitação foi grande e muito maior que a do Internet Explorer, pelo menos no começo, como informou o blog Google Discovery, um dos mais respeitados do ramo.
Pontos positivos
Segundo dados postados pelo portal Info Abril o Google Chrome tem vários pontos positivos em destaque e em comparação com os demais navegadores até o momento de seu lançamento. Além de algumas exclusividades do Chrome, o navegador do google sugere pesquisas em seu buscador mediante palavras digitadas na URL; trás miniaturas das páginas mais visitadas e das páginas adicionadas aos favoritos; possui um eficiente sistema de navegação em oculto, sem deixar rastros de arquivos temporários em seu computador. Mas o principal atrativo deste navegador é a agilidade para leitura das páginas, onde não necessita uma máquina atual para acompanhar os navegadores mais modernos. O Chrome lê perfeitamente e com maior rapidez sites que comtém javascript e códigos que exigem um certo potencial de máquina para rodar, além de corresponder à várias páginas abertas em abas.http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u440647.shtml

Análise de especialistas

Segundo o Blog Brazovsky o google Chrome tem muito mais pontos positivos que negativos a explorar. Um navegador de característica de leitura rápida com tecnologia V8 JavaScript engine além do Webkit para renderizador do Chrome.

Segundo o Jornal O Globo , seção tecnologia, o Chrome apresentou, em testes com outros navegadores, ser o mais rápido de leitura.

Acompanhe testes realizados pelo site XtremeTec.

Segundo o site Folha Online , o Google quer dar sexto sentido ao seu navegador, tentando adivinhar onde o usuário quer ir ao iniciar uma navegação pela URL, o Chrome indoca sugestões de sites que supostamente o usuário queira navegar.

A Folha de São Paulo divulga e exalta o lançamento do Google Chrome.

Vídeos sobre o tema

Canal google no youtube
http://www.youtube.com/results?search_query=chrome

http://74.125.45.132/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.youtube.com/google&prev=/search%3Fq%3Dgoogle%2Bchrome%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG&usg=ALkJrhiimMUBQ3wu_WNGMBC164FSlgTh0A

http://www.youtube.com/watch?v=T8uAZja4i1M