Evento realizado em Las Vegas chegou ao fim neste domingo.
Foco de fabricantes esteve em Blu-Ray, imagens 3D e TV com internet.

A feira de eletrônicos Consumer Electronics Show (CES), encerrada neste domingo (11), deu em 2009 foco às imagens de alta definição – tecnologia 3D, Blu-Ray e TV com internet foram alguns destaques do evento, realizado anualmente em Las Vegas. A área de telefonia celular não apresentou novidades surpreendentes, seguindo um padrão de produtos parecidos com o iPhone, ou que tentavam valorizar o conceito de tecnologia “verde”. Além disso, houve o lançamento do novo Classmate PC e de outros computadores ultraportáteis.

Na edição 2009 do evento de tecnologia, as atenções se voltaram para o entretenimento digital. Um dia antes de a feira ter início, as entrevistas coletivas de diversos fabricantes apontavam para essa direção e davam destaque para a tecnologia Blu-Ray, que apareceu no evento como o padrão oficial de vídeos em alta definição – há um ano, este formato venceu uma batalha contra o HD-DVD. Seguindo essa tendência, a Sharp apresentou aparelhos de TV com tocador Blu-Ray embutido: as telas vão de 32 polegadas a 52 polegadas, e o preço chega a US$ 2.599.

Houve destaque para a integração entre TV e internet. A Samsung e a LG, por exemplo, anunciaram a adoção de um serviço do Yahoo em algums aparelhos, permitindo assim que informações on-line cheguem ao televisor. Com o controle remoto, o usuário desse serviço vai virar um internauta de sofá e poderá acessar na tela da TV notícias do Yahoo News, vídeos do Youtube, contas no MySpace, ofertas do eBay e fotos do Flickr, por exemplo. A LG também anunciou a oferta de um serviço da locadora de filmes Netflix, que permite aos fãs de alta definição baixar conteúdo digital diretamente na TV.

Neste ano, os fabricantes de TV foram um pouco além da alta definição e fizeram com que as imagens saíssem das telas – isso graças à tecnologia 3D. A aposta mostra um esforço para levar essa recurso, já presente em cinemas modernos, à casa do telespectadores. A julgar pelo que foi visto na feira, essa tecnologia será bem-vinda, pois torna muito mais real as imagens exibidas na tela.

A apresentação mais impressionante da tecnologia 3D foi feita pela Panasonic, que montou em seu estande um minicinema com tela de 103 polegadas. Em uma sala com capacidade para cerca de 20 pessoas, a empresa exibiu trechos de filmes, desenhos, games, jogos de futebol americano e, mais importante, imagens tridimensionais das aberturas das Olimpíadas de Pequim — a definição e realidade das cenas deste evento é indescritível.

Fonte: Do G1, em Las Vegas